Emília Ferreiro é uma psicóloga e pesquisadora argentina. Ela desenvolveu uma teoria sobre as fases da escrita, que descreve como as crianças aprendem a escrever e como sua escrita evolui ao longo do tempo. As fases da escrita segundo Emília Ferreiro são as seguintes:
FASE PRÉ-SILÁBICA: nesta fase, a criança ainda não consegue estabelecer uma correspondência entre a pronúncia e as letras. Ela faz rabiscos, linhas e desenhos sem significado aparente.
FASE SILÁBICA: nesta fase, a criança começa a compreender que as palavras são formadas por sílabas e que cada sílaba pode ser representada por uma letra. Ela escreve as palavras usando sílabas, mas nem sempre consegue relacionar as letras corretamente a pronúncia.
FASE SILÁBICO-AUFABÉTICA: nesta fase, a criança começa a associar as letras a pronúncia de forma mais precisa, mas ainda pode cometer erros. Ela escreve as palavras usando sílabas e letras, mas nem sempre de forma consistente.
FASE ALFABÉTICA: nesta fase, a criança já compreende que cada letra representa um som da fala e consegue escrever palavras corretamente. Ela começa a desenvolver habilidades de ortografia e gramática.
FASE ORTOGRÁFICA: nesta fase, a criança já adquiriu as habilidades básicas de escrita e começa a se preocupar com a ortografia correta das palavras. Ela aprende as regras ortográficas e começa a aplicá-las em sua escrita.
Vale ressaltar que essas fases não são necessariamente lineares e fixas, podendo ocorrer sobreposições ou retrocessos em cada fase, dependendo do contexto e das condições de aprendizagem. Além disso, as crianças podem progredir em diferentes velocidades e apresentar variações individuais no processo de aquisição da escrita.
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